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A evolução do e-mail marketing e a automação para gerar resultados

31 DE outubro DE 2018, POR: LAISA OLIVEIRA | CATEGORIA: Inbound Marketing

O e-mail é uma das ferramentas mais usadas no mundo e ainda é essencial quando se trata de marketing digital
A evolução do e-mail marketing e a automação para gerar resultados

O e-mail é uma ferramenta usada por bilhões de pessoas, por isso seu uso pode impactar positivamente o público-alvo de qualquer empresa. Antes mesmo que fosse possível afirmar o que é e-mail marketing, esta ferramenta já avançava nos resultados. Pouco depois de sua criação, nos anos 70, o tal “correio eletrônico” obteve sucesso em seu primeiro disparo para vendas. Era o começo de uma estratégia que viria a se transformar várias vezes até encontrar um modelo assertivo.

A evolução até o e-mail marketing

O disparo em massa de e-mails virou um problema em 1990. Apenas enviar uma mensagem, sem estrutura, sem uma estratégia pensada para atrair o possível cliente, criou o temido SPAM. A ferramenta passou a ser vista com maus olhos, como um mecanismo muito permissivo e até, de certa forma, invasivo. O e-mail continuou em ascensão e, com a caixa de SPAM (em alguns casos também chamado de lixo eletrônico), a segurança e a pessoalidade voltou a fazer parte da ferramenta.

Já nos anos 2000, a forma como fazer e-mail marketing começa a ser pensada e estruturada. Ponderando o que importa para os contatos e como redigir uma mensagem que seja útil e atrativa. Também humanizando o contato, afinal, mesmo se tratando de um “correio eletrônico”, ainda é uma mensagem para uma pessoa real que tem seus próprios gostos e costumes.

Como trabalhar como e-mail marketing atualmente

Como dito anteriormente, bilhões de pessoas usam e-mail. Ele é essencial para muitos trabalhos, costuma ser a comunicação oficial dentro de uma empresa e externamente para contatar outras, também é a peça chave para utilizar redes sociais e para fazer cadastros na internet.

A maneira mais eficaz de começar um trabalho com e-mail marketing é receber cadastros de forma espontânea. Para isso, sua empresa pode fazer um anúncio nas redes sociais e pedir dados, oferecer algum produto em uma landing page (e-books, vídeo aulas, descontos...) ou disponibilizar conteúdos que agregam no dia a dia dos compradores. Para tais campanhas, pode-se disponibilizar um formulário simples para a pessoa preencher.

Com estes formulários preenchidos, você já sabe que existe um interesse prévio. As chances de conversão são maiores. Então, é só iniciar a automação de e-mail marketing. Para isto, é importante ter uma ferramenta de automação, hoje existem algumas opções variadas, pode ser contratada de acordo com seu conhecimento na área e preferência.

·  Geração de leads: São os leads gerados a partir de uma campanha. É uma pessoa que se interessou pelo produto oferecido, se cadastrou e deixou seu e-mail.

·    Segmentação: É o público-alvo que está interessado no assunto do e-mail.

·   E-mail: O e-mail deve conter um layout agradável e um texto direto. Também é interessante usar botões de ações com links que facilitem o contato do possível cliente com a empresa.

Uma alternativa é nutrir esses leads colocando-os em um fluxo de automação. Assim, você gera conteúdo de valor e de interesse do futuro cliente. Isso cria um laço de atração. Oferecer um desconto antes de finalizar todo o fluxo é uma tática que costuma dar certo, até porque já existia um interesse prévio, sendo assim, o desconto é mais um empurrãozinho para o lead adquirir o seu produto.

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