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Tendências de marketing digital para 2022 para vender mais

21 DE dezembro DE 2021, POR: LAISA OLIVEIRA | CATEGORIA: Marketing Digital

Conheça as tendências do mercado digital e o que você pode aplicar na sua empresa.
Tendências de marketing digital para 2022 para vender mais

Existe muita expectativa sobre as tendências de marketing digital para 2022, pois a área fortaleceu-se ainda mais nos últimos dois anos, com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus. Obrigados a ficar em casa, os consumidores mudaram seus hábitos e as relações digitais passaram a ditar as regras, seja nos relacionamentos interpessoais, seja nas transações digitais. E, se as experiências dos últimos dois anos, adotadas num momento de força maior, funcionaram como uma espécie de laboratório, em 2022 elas devem permanecer, como evolução de tudo aquilo que foi implementado. 
 

Tendências de marketing digital para 2022

Conhecer de antemão estas tendências vai te auxiliar em suas estratégias, conhecimento de ferramentas, de destinação de recursos e ou mesmo a forma de trabalhar com ferramentas já solidificadas, mas que evoluíram nos últimos anos, vão te dar vantagens para programar sua publicidade e alavancar suas vendas. Estar à frente dessas tendências de marketing digital para 2022 vão proporcionar experiências cada vez mais interessantes ao público consumidor, diante do cenário que surgir adiante. Portanto, antecipe-se em relação às tendências do marketing digital de 2022 e tire vantagem do que deve comandar o e-commerce no ano que está para começar.
 

Vídeos cada vez mais em alta

Tanto as redes sociais tradicionais, como Facebook e Instagram, como as mais novas, como o TikTok, fortalecem cada vez mais a adoção de vídeos no marketing digital. Até mesmo o Youtube, que valorizava conteúdos mais longos, lançou sua versão de conteúdos mais breves, o Youtube Shorts, para fazer frente a estas novas plataformas. 

Isso mostra a força dos vídeos para o usuário contemporâneo e, se sua marca ainda não está inserida neste movimento, está mais do que na hora de começar a pensar em peças publicitárias neste modelo. As plataformas passaram a trabalhar mais fortemente com recomendações no feed, apresentando conteúdos que o usuário não segue, em formato específico para mobile e com foco em tópicos aprendidos pelo algoritmo, fortalecendo, assim, os vídeos como  forma de publicidade on-line. Portanto, se sua marca ainda não entrou nesta onda, está na hora de pensar nesta forma de marketing digital que se fortalece cada vez mais. 
 

Compras por voz

As assistentes  virtuais estão cada vez mais presentes na vida dos usuários, seja por comandos de voz pela internet, seja pelas caixas de som inteligentes, como os Echos, da Amazon (a popular Alexa) ou os Google Nest. Desde a pesquisa sobre o produto até a finalização da compra e o rastreamento da entrega são cada vez mais frequentes por estes aparelhos, que trazem cada vez mais novas skills para amplificar a experiência. 
 

Relacionamento por bots

A automatização dos contatos com os consumidores é outra tendência que se fortalece e os bots têm repertório cada vez maior de interação, de forma a evitar a impressão de que o usuário está se relacionando com um robô. As grandes marcas têm, inclusive, feito publicidade de seus atendentes virtuais, como a Lu, do Magazine Luiza. e o CB (uma repaginação do Baianinho) das Casas Bahia. 
 

Pessoas influenciam pessoas

Nós já falamos sobre a importância do uso dos vídeos como tendência de e-commerce, mas outro recurso que cresce cada vez mais e decolou durante a pandemia são os “conteúdos gerados por usuários”. Pesquisas indicam que 8 a cada 10 pessoas seguem mais as recomendações de influenciadores digitais do que de pessoas famosas, como artistas ou outras personalidades. Isso ocorre porque há uma identificação de “gente como a gente”, usuários comuns que também querem ou precisam de determinado serviço ou produto. Diante disso, vale investir na participação dos consumidores nos canais da marca, interagindo com suas perguntas e opiniões, gerando engajamento. Outra sugestão são os influenciadores internos, funcionários da própria marca que se tornam uma espécie de digital influencer da própria marca.

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