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Entenda como a comunicação estratégica ajuda a reter clientes

13 DE junho DE 2018, POR: JULIANA MODOTTI | CATEGORIA: Presença Digital

Gerar conteúdos relevantes, desenvolver ações, interações e diálogos são diferenciais que ajudam sua marca a se destacar e ganhar o favoritismo dos clientes
Entenda como a comunicação estratégica ajuda a reter clientes

A primeira coisa que você deve ter em mente quando quiser aproximar as pessoas do seu negócio é aquela velha pergunta: “estou me comunicando com o público certo”? Uma vez questionando isso, será possível identificar como a comunicação estratégica ajuda a reter clientes e quais os caminhos mais assertivos para desenvolvê-la.

Para se destacar da concorrência e reter clientes, é preciso falar a língua dos consumidores e atender suas demandas, seja no universo online ou no espaço físico. Compreender suas expectativas e anseios o ajudará a criar a empatia necessária para que ele retorne ao seu estabelecimento ou solicite seus serviços. Porém, lembre-se: o mais importante é que haja uma interação que vá além do ato da venda / compra, e é aí que entra a comunicação!
 

Boa geração de conteúdo


Tendo uma boa comunicação, provavelmente você terá uma boa geração de conteúdo, incentivando o seu público a conhecer mais sobre a sua empresa. Assim, o consumidor deixa de ser apenas um cliente para se tornar uma espécie de “difusor” da sua marca e do seu negócio. Manter uma comunicação sempre ativa acaba tornado-se um diferencial, uma vez que seu cliente estará sempre antenado, acompanhando tudo e, principalmente, interagindo.

Esse é o momento em que você aproxima o público, possibilitando o famoso “boca a boca”, aquela indicação de ouro que extrapola todos os níveis de um bom relacionamento. Um usuário que chega até a sua empresa por meio de indicação é um lead mais que qualificado, facilitando o trabalho do seu comercial para finalizar a venda. 
 

Reter clientes


Diante da economia instável do Brasil e as estratégias de atração para vendas, é muito importante estar à frente e pensar em um relacionamento mais consistente com o seu cliente. Com os avanços na tecnologia móvel e o grande acesso à internet, fica muito fácil a migração para a concorrência.

Segundo estudo divulgado pelo SPC - Serviço de Proteção ao Crédito - e pela CNDL - Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas - em média 43% dos usuários de internet fizeram mais compras online no ano passado. Isso confirma que a maioria das pessoas usa a internet para pesquisar sobre o produtos, serviços, marcas, lojas, valores, visão, missão e tudo que diz respeito à parte estrutural do seu negócio. Por isso mesmo, a comunicação estratégica te oferece mecanismos de fazer com que este cliente continue comprando de você, não somente pelo preço e qualidade, mas sim porque acredita na sua empresa. Além do mais, estando na internet, você não corre o risco de perder espaço para a concorrência. 
 

Comportamento


Hoje, as pessoas estão desenvolvendo uma espécie de senso crítico sobre o consumo, uma nova tendência de comportamento cada vez mais comum no mercado. 
Além de analisarem os detalhes que consideram relevantes antes de efetivar uma compra, as pessoas analisam o quê as outras estão dizendo sobre seu empreendimento. Avaliações do Google, Facebook, Ifood e demais plataformas, ficam disponíveis para todo mundo ver, e, por isso mesmo, é preciso sempre manter uma postura amigável e profissional na internet. 

Responder positivamente à uma crítica ou comentário negativo, demonstra lealdade e receptividade às críticas, sempre a fim de melhorar a experiência do cliente.
Além disso, tendo presença digital, você tem a oportunidade de interagir com o seu público, e melhor: conseguir decifrar quem são estas pessoas, onde elas estão e o quê elas esperam, retornando ao ciclo inicial: saber quem é seu público, gerar conteúdos relevantes para este nicho, desenvolver interações e diálogos produtivos de forma íntegra e profissional e consequentemente, reter seus clientes.

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