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Como preparar o e-commerce para as vendas do fim de ano?

30 DE outubro DE 2023, POR: NINA NAVES | CATEGORIA: E-commerce

Planejamento de estratégias é essencial para otimizar a experiência do usuário no e-commerce e garantir aumento das vendas
Como preparar o e-commerce para as vendas do fim de ano?

Nessa época do ano, existem muitas celebrações que esquentam o mercado de vendas de produtos, principalmente. São datas sazonais, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, que motivam uma sequência de oportunidades para que um e-commerce alavanque seu faturamento.

Nós daqui da Clickweb sabemos o quanto é importante que empreendedores e gestores dos times de marketing, vendas e tecnologia devem realizar um cronograma de ações que irão possibilitar bater as metas até o final do ano. Por isso, elencamos oito dicas para inspirar seu checklist de planejamento estratégico. Continue lendo!

1 – Planejar é o primeiro passo
Datas festivas do fim de ano devem receber uma atenção especial no planejamento estratégico de um e-commerce. Na reunião onde acontece o brainstorming dos gestores, o que deve ser levado em conta é a criação de ações estratégicas que envolvam todo o processo da venda de um produto. Por exemplo, é através de um bom planejamento que surge a criação de scripts de atendimento, seja do SAC, chatbots e outros canais para garantir um ótimo processo de vendas e pós-vendas.

2- Otimização de palavras-chave
A aplicação de técnicas de SEO e otimização de palavras-chave que divulgam os produtos do e-commerce criam engajamento da persona e ajuda na condução para o funil de vendas. 

3 – Alinhamento entre o time de tecnologia e UX
Numa plataforma de e-commerce quem investe nos times de tecnologia e experiência do usuário, ou user experience, (UX), ganha credibilidade junto à pessoa cliente. Afinal, processos bem automatizados, com suporte técnico e atenção na garantia de uma excelente experiência de uso da plataforma gera engajamento e mais vendas. Quando estamos falando de UX, podemos destacar usuários em sua diversidade social, física e econômica, englobando inclusive àquelas pessoas que portam algum tipo de necessidade especial. Por isso, torna-se fundamental pensar na execução de um design que atenda às necessidades de interação de um e-commerce junto ao público com baixa visão, por exemplo.

4 – Proponha promoções irresistíveis
Falou em Black Friday, o que surge na mente é o pensamento de descontos irresistíveis. Dar ênfase às estratégias de descontos usando combos é uma das ótimas alternativas para aumentar a quantidade de vendas num e-commerce. Além disso, cupons de descontos e elencar alguns produtos que têm grandes lucros e fazer o estilo leve 3x e pague 2x, atrai e fideliza a clientela.

5 – Foco na segurança da operação
Alinhe com o time de tecnologia as melhores estratégias de segurança, baseadas na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), para que a pessoa consumidora tenha a confiança de inserir dados pessoais num e-commerce. Isso realmente afeta no bom desempenho das vendas.

6 – Garanta seu prazo de entrega
Cumprir o prazo de entrega é essencial para que a pessoa cliente continue comprando na plataforma e, inclusive, a indique. Hoje em dia, com o auxílio da inteligência artificial, o processo de logística é mais assertivo. Invista nessa tecnologia para que numa semana de Black Friday, por exemplo, o seu e-commerce atenda os prazos de entregas com exatidão.

7 – Mudança de design
Para que um e-commerce seja bastante atraente à pessoa consumidora, investir na mudança do design em datas especiais, como Black Friday e Natal é ótimo recurso para a otimização num processo de vendas. Isso gera aproximação junto ao público-alvo. Uma dica bacana é investir na mudança de um design temático que esteja linkado aos anúncios nas redes sociais, onde a disponibilização de iscas para obtenção de leads, aumenta o engajamento e as chances de vendas.

8 – Natal amplia o leque de opções
Natal é uma data que por si só se vende. Mas, existem opções que estão relacionadas a esta data que ajudam na obtenção de diversos leads, como um guia de compras; o amigo-secreto e os preparativos para o Réveillon. São estratégias que envolvem estimular o envolvimento da pessoa consumidora nos mais variados detalhes ligados às relações familiares, profissionais e de amizade. É um contexto amplo e que deve ser muito bem pensado usando para isso, o apelo emocional.

Estas sugestões fizeram sentido para você? O nosso time de tecnologia e marketing digital pode ajudar o seu negócio a pensar nessas estratégias que envolvem o e-commerce, ampliando as ações a serem executadas de forma a garantir o aumento de leads. Entre em contato com um de nossos especialistas para agendar reunião e saber mais em como realizamos o nosso trabalho.

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