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Entenda como gerenciar as redes sociais

25 DE junho DE 2018, POR: JULIANA MODOTTI | CATEGORIA: Presença Digital

Entenda como gerenciar as redes sociais

Você consegue imaginar quantas pessoas estão conectadas na internet neste exato momento? E quantas destas utilizam o celular para navegar?  Um estudo revela que no Brasil, cerca de 139 milhões de pessoas passam, em média, nove horas navegando na internet. Saber gerenciar as redes sociais é imprescidivel para acompanhar!

E você sabe quais são as redes sociais mais usadas por aqui? Segundo o relatório Digital in 2017, do site We Are Social, no topo da lista está o Facebook, seguido do Youtube, Whatsapp, Messenger, Instagram e Twitter. Só para se ter uma ideia, apenas no Google são 3,5 bilhões de buscas diárias. Ou seja, as pessoas estão cada vez mais presentes nas redes sociais e acessando a internet, de maneira geral.

Sabendo isso, agora você se pergunta: qual rede social eu devo escolher para o meu negócio e como gerenciar os conteúdos?
Apesar de todas serem interessantes, cada uma delas tem um propósito diferente, e por isso mesmo, é fundamental que você conheça muito bem o comportamento de seu público e a forma como ele interage nas redes sociais. Somente assim, você terá uma base para direcionar sua estratégia de comunicação. 

Mas como gerenciar as redes sociais

Em primeiro lugar defina seu público. Na sequência, estude ao máximo seu perfil e suas preferências, de forma a entender qual ou quais plataformas são mais utilizadas por eles, pontuando inclusive, melhor período e horário para soltar seus conteúdos. 

Em segundo lugar, faça uma análise sobre as redes sociais, suas funções e finalidades. Defina qual o seu objetivo e quais os propósitos que visa alcançar com suas redes sociais. Desta forma você garante maior audiência e ainda consegue fazer um trabalho que realmente gere resultado.

Conhecendo cada canal

Facebook: 
O Facebook, por exemplo, é a rede social mais acessada do Brasil, com 103 milhões de usuários, sendo 54% mulheres. Diante do grande número de usuários, é fundamental que as empresas tenham uma “fanpage”, ou página, onde os usuários encontrem informações e conteúdos que os direcione a algum produto ou serviço. A linguagem é ampla nesta rede social, pois permite o uso de textos, notas, fotos, gifs, vídeos, carrossel, anúncios, entre outros. É através desse canal que é feito a maioria dos anúncios, e ponto inicial para gerenciar as redes sociais

Youtube: 
Ocupando o segundo lugar neste ranking, o Youtube também tem um alcance muito grande e é ótimo para as empresas, pois oferece a publicação de anúncios entre um vídeo e outro. Também é possível desenvolver técnicas de SEO para aparecer entre os primeiros resultados de busca.

Whatsapp:
Inicialmente criado para a troca de mensagens espontâneas de cunho pessoal, hoje, o Whatsapp já se tornou comum também no campo empresarial. Alcança o terceiro lugar entre as redes sociais  mais utilizadas pelos brasileiros. Dentre as funcionalidades, estão o envio de mensagens de texto e áudio, vídeo e fotos, além das chamadas de vídeo e áudio. 

Messenger: 
Esta ferramenta era atrelada ao Facebook mas, recentemente, se desmembrou, sendo necessário o download e instalação para poder se comunicar com os contatos do Facebook. É uma ferramenta interessante e muito útil para as empresas pois os clientes podem tirar dúvidas e entrar em contato via mensagem. Aos que estão atentos para responder, é ótima forma de demonstrar prontidão e um bom atendimento. Já as empresas que não respondem, estão perdendo uma grande oportunidade de fazer novos clientes.

Instagram 
Voltada especialmente para o compartilhamento de fotos, o Instagram vem trazendo novos recursos, como filtros interativos e o story, onde usuários e empresas postam “mini vídeos” que ficam visíveis aos seguidores por apenas 24h e têm o propósito de  mostrar os “bastidores” do dia a dia. Hoje em dia, o app conta com 300 milhões de usuários diariamente e permite analisar o desempenho de anúncios por meio de relatórios.

Twitter
O Twitter é a segunda rede social mais usada no âmbito empresarial pois suas mensagens instantâneas são positivas em ações de marketing digital e continua trazendo bons resultados em campanhas publicitárias. E o melhor, gerenciar as redes sociais em tempo real pode trazer muito mais vantagens diante os concorrentes, por trazer informações recentes e acompanhar os trends.

Definido o público, os objetivos, as redes sociais, a linguagem e as ações, esteja sempre atento às inovações do mercado digital. Afinal, tudo muda muito rápido e sempre estão surgindo novas tendências a fim de aperfeiçoar a experiência do usuário, seja empresa ou cliente.

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