x
Whatsapp Business
fale conosco no
whatsapp
Whatsapp Business

Google mobile - first index: entenda o novo algoritmo baseado no celular

26 DE julho DE 2018, POR: JULIANA MODOTTI | CATEGORIA: Presença Digital

Sites em versão mobile terão preferência na indexação do Google

 Google mobile - first index: entenda o novo algoritmo baseado no celular

Há algum tempo o Google vem anunciando mudanças no seu sistema de indexação, e por isso mesmo, caso você deseja manter ou conquistar as primeiras posições nos resultados do buscador, é necessário já ir adaptando o seu site caso ele não seja responsivo.

Trata-se do novo Google mobile - first index, que visa fazer todo o ranqueamento das buscas à partir da versão mobile de seu site. Esta novidade já está rodando e certamente irá causar impacto nas estratégias de SEO de muita gente. Han? não entendeu? calma, a gente explica. 

Indexação: como era e como fica com o Google Mobile - First Index:

Antes, a indexação e o ranqueamento do Google eram baseados em algoritmos (ou robôs) que buscavam resultados considerando, primordialmente, os acessos realizados via desktop. Agora, com o Google mobile - first index, toda indexação e ranqueamento serão feitos à partir dos sites responsivos, ou seja, daqueles que são próprios para acessos mobile. Traduzindo ainda: aqueles que funcionam bem no celular. 

Por isso, se sua empresa ainda não tem um site responsivo, agora é o momento ideal para desenvolver uma versão atualizada para conseguir permanecer bem ranqueado nas pesquisas ou até mesmo passar a figurar entre os primeiros. Lembrando apenas que o bom posicionamento do seu site depende de uma boa estratégia de SEO, que você pode entender melhor neste artigo que publicamos.

Para tentar entender se essa mudança já está afetando seu site (que não é responsivo), fique atento ao seu Analytics e possíveis declives no número de novos usuários, pois é fato que estas alterações já podem estar prejudicando seu ranking, sua visibilidade nas pesquisas e, consequentemente, diminuindo o tráfego do seu site. 

Agora, se você já tem um site responsivo, o caminho fica mais fácil para alcançar posições melhores para determinadas palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

Mas afinal, por que a mudança?

O aumento do uso de aparelhos celulares e tablets somado à quantidade de pesquisas feitas à partir de aparelhos mobile, levaram o Google a buscar esta nova forma de ranqueamento. Segundo estudo do IBGE divulgado neste ano, 95% das pessoas que acessaram a internet em 2016 (data da pesquisa) utilizaram um celular. A pesquisa revelou também que em 97% das casas com conexão à internet, o acesso era feito via celular. De dois anos para cá essas porcentagens provavelmente não diminuíram, não é mesmo?

E essa nova indexação do Google, à partir da experiência mobile, vai ao encontro da realidade e das necessidades atuais dos usuários, assegurando uma experiência positiva ao navegar por diversos sites.
O tempo de carregamento das páginas no celular é outro fator importante para que as empresas fiquem atentas. Afinal, segundos a mais podem  impactar negativamente a experiência do usuário com o site.

Para mais novidades sobre marketing digital, fique sempre ligado nas publicações do nosso Blog!

Visite nosso portfólio e conheça alguns de nossos clientes
que já possuem sites responsivos.

COMPARTILHE

clickweb.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

FALE COM A GENTE!

Envie sua mensagem com dúvida, sugestão ou pedido de orçamento.

enviar mensagem
CLICKWEB É MARCA REGISTRADA DE PROPRIEDADE DE
CLICKWEB SERVIÇOS DE INFORMÁTICA & INTERNET LTDA. - 2002 - 2024
Política de Cookies
Whatsapp Business
fale conosco pelo whatsapp

Usamos Cookies para personalizar e melhorar a sua experiência em nosso site. Visite nossa Política de Cookies para saber mais.

Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.

Aceitar