Porque escolher a Clickweb para cuidar do seu marketing digital?
01 DE agosto DE 2018, POR: JULIANA MODOTTI | CATEGORIA: Presença Digital
O mercado publicitário evoluiu muito nos últimos anos e o que antes era voltado para propaganda em mídia impressa, TV ou rádio, hoje, boa parcela se direciona para o marketing digital.
Afinal, o mundo está conectado e quem não está na internet fica praticamente invisível no mercado. Por isso mesmo, as pequenas e grandes marcas precisam investir no online para garantirem a sustentabilidade de seu negócio. Seja através de site, aplicativo mobile ou redes sociais, é fundamental que a marca esteja acessível no universo digital, para assim, ser encontrada pelo seu público.
Porém, há uma dificuldade no meio do caminho: muitos negócios não têm estrutura para formar um departamento de marketing, ainda mais com especialidade no digital. A solução? Terceirizar! Contratar uma agência de marketing digital para cuidar de sua presença na internet é a forma mais rápida de conseguir os resultados e o retorno esperado. Além disso, é mais aconselhado, tendo em vista a quantidade de profissionais capacitados na área, dedicados em ver o seu negócio decolar.
Mas como escolher a agência de marketing digital dos seus sonhos? Simples! O primeiro passo é exatamente colocar os pés no chão! Defina que tipo de comunicação sua marca quer fazer (quais canais de comunicação estará presente), o perfil de linguagem, o posicionamento, objetivos, entre outros dados que complementam o “briefing”, que nada mais é do que uma instrução que norteia as ações da agência para que sua marca apareça com a integridade que ela merece.
O segundo passo é conhecer as agências que te fazem propostas. Qual o perfil de cada uma delas? São empresas que estão próximas de você? São empresas que você tem total acesso caso queira fazer uma reunião presencial? Possui muitos funcionários? Como as tarefas e os projetos são divididos? Quantos clientes possui? O que os clientes estão dizendo sobre ela? Possui filiais? Possui filiais fora do Brasil? Quais os cases de sucesso? É uma empresa que contribui para a realidade em que está inserida, ou seja, participa de ações sociais ou promove ações de cidadania? É uma empresa que está presente na esfera acadêmica, através de palestras e workshops? Possui parcerias?
Enfim, são muitos os pontos que você pode pesquisar, levando em consideração suas próprias demandas.
Na prática, comece analisando se a agência de marketing digital que você está negociando possui um bom ranqueamento nas pesquisas Google, afinal, teoricamente estamos falando de profissionais que entendem de estratégias SEO e que têm expertise em programar palavras- chave para alcançar o melhor posicionamento orgânico nos sites de buscas.
Importante também é analisar as redes sociais da agência. Veja se os posts possuem engajamento e se há interatividade com os seguidores. Afinal, curtidas, comentários e compartilhamentos são mais importantes do que o próprio número de curtidas da página.
Preste atenção também no site da agência e avalie se as informações são claras e se o layout é atrativo. Analise também se o site está compatível para acesso em outros dispositivos, como tablets e smartphones (hoje em dia é fundamental ter um site responsivo, inclusive para não ficar de fora do ranqueamento Google - leia mais sobre isso aqui)
Outro detalhe importante é perceber se a agência possui um blog próprio, para geração de conteúdo institucional, ou enfim, divulgação de suas próprias ações estratégicas.
Contratando a agência de marketing digital
Feito todas estas etapas e avaliando cada uma delas, é interessante então ir para a negociação contratual. Esteja atento a todos os serviços que serão prestados e considere que os resultados não surgirão da noite para o dia. Às vezes pode demorar meses. Tudo depende das estratégias tomadas, e sim, elas podem ser alteradas de tempo em tempo.Caso os resultados não estejam vindo, tenha calma, pois os profissionais estão experimentando todos os recursos e descobrindo o que dá certo e o que não dá. Somente assim, terão propriedade suficiente para instruírem você e o seu negócio para o melhor caminho.
Lembre-se: os resultados dificilmente chegam com menos de seis meses de trabalho. Nesse período você está apenas começando a colher os primeiros indícios de seu posicionamento. Geralmente é a partir do quarto mês que o público começa a assimilar sua marca e seu propósito, então, não desista tão cedo!
Parcerias que fazem toda a diferença
Se puder fechar com uma agência parceira do Google, melhor ainda! O selo de certificação do Google possibilita que os profissionais recebam capacitações e treinamentos, além de receberem apoio de consultores, ofertas promocionais e trocas envolvendo o networking profissional, o que os leva a estarem ainda mais por dentro das tendências do marketing digital. Isso é vantajoso para o seu negócio, uma vez que esta agência estará com uma aptidão maior para estruturar suas campanhas online.Gostou deste artigo? Que tal visitar a Clickweb e conhecer mais sobre nossos serviços? Somos uma agência especializada em marketing digital e estamos há 16 anos no mercado. Agende uma visita ou peça um orçamento!
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