29 de agosto de 2018, POR: Juliana Modotti | CATEGORIA: Presença Digital

Como aumentar as matrículas com o Marketing Digital?

Do ensino infantil à pós graduação, entenda como fazer a captação e retenção de alunos através de anúncios digitais

Como aumentar as matrículas com o Marketing Digital?
Passado mais da metade do ano, as instituições de ensino dão início ao planejamento do ano seguinte, estipulando as metas a serem alcançadas. Aumentar as matrículas e reter os atuais alunos são as prioridades. O mês de setembro costuma ser marcado pelo início das primeiras ações. Com um investimento mais barato em relação às mídias tradicionais -  como rádio e TV - e uma possibilidade de segmentação de público mais assertiva, a internet se torna um grande aliado para que as instituições de ensino possam aumentar as matrículas.

Através de publicidade e conteúdos digitais, é possível marcar presença nos principais canais de comunicação e se destacar dos concorrentes. Para isso, é necessário definir bem as estratégias, assim como o público que deseja alcançar. Os caminhos são variados para aumentar as matrículas através de ações de marketing digital: 
 
  • Anúncios nas redes sociais;
  • Anúncios na rede de pesquisa e na rede de display Google;
  • Anúncios de vídeo no YouTube;
  • Produção de conteúdos para Blog;
  • Criação de hotsites / landing pages para captação de contatos;
  • Remarketing em multicanais.
Estes são alguns canais que podem ser utilizados na estratégia para aumentar as matrículas e reter aluno. Em relação ao conteúdo das publicações, promoções como bolsas e descontos são sempre bem vindas, mas mais do que isso, é importante ressaltar os valores da instituição, a estrutura, os professores, as metodologias, entre outros dados, pois assim, os pais e os próprios alunos poderão criar as principais motivações para conhecer mais a fundo a escola e posteriormente efetuar a matrícula.

Afinal, se estamos falando de educação, apresentar os conceitos são de suma importância para a estima humana e, principalmente, para o reconhecimento do aluno perante o ambiente que está prestes a frequentar, pois sua personalidade e seus ideais de vida serão moldados conforme os valores da instituição de ensino. 

Mas como desenvolver uma campanha de marketing digital para aumentar as matrículas

A equipe de produção de conteúdo da Clickweb separou uma listinha de como desenvolver marketing digital voltado para as instituições de ensino no período de matrículas. Confira: 
  • Planejamento
Toda estratégia é iniciada a partir de um bom planejamento. Nesta fase, delimita-se os objetivos, o público que deseja alcançar, o budget que será investido e os canais digitais que serão utilizados para o cumprimento das ações. Por exemplo, como o foco é aumentar as matrículas, é importante definir, dependendo do nível da instituição, se o tomador de decisão é pai ou o próprio aluno. Onde estes públicos estão na internet e como eles interagem na rede ou buscam pelos serviços? Qual o orçamento total terei disponível para investir nesta divulgação?
  • Segmentação
Respondidas as dúvidas acima, chega o momento de segmentar ações nos canais de atuação visando atingir o(s) público(s) definido(s). Neste momento, define-se qual estratégia seguir em determinado canal. Por exemplo, quais modelos de anúncios serão utilizados nas campanhas de Google Ads? Quais formatos serão aplicados nos anúncios de Facebook, Instagram e demais redes sociais? Vou encaminhar os contatos para uma página de captura no site da instituição ou será necessário criar uma landing page específica? Quais palavras-chave foco utilizarei caso produzir um artigo para o blog?
  • Configurações básicas para mensuração de resultados
Para o melhor acompanhamento das ações, é imprescindível que os scripts (códigos) estejam corretamente configurados, tanto nos sites quanto nas ferramentas/canais utilizados. Por exemplo, código do Google Analytics integrado ao código do Google Ads, pixel de Facebook inserido no site, parametrização de URLs em links de e-mail marketing, entre outras configurações iniciais necessárias para que os resultados possam ser mensurados da melhor forma. Só assim será possível acompanhar se realmente as ações para aumentar as matrículas estarão trazendo os resultados esperados.
  •  Otimização dos resultados 
Após o início das campanhas, é fundamental acompanhar os resultados para que possam ser realizadas otimizações constantes. Por exemplo, analisando quais palavras-chave estão trazendo mais resultados nos anúncios da rede de pesquisa do Google; se os formatos de anúncios nas redes sociais gerou mais leads; a taxa de abertura e cliques dos disparos de e-mail. Dessa forma, é possível pausar o que não está gerando resultado e potencializar as ações que estão trazendo retorno. 

Seguindo todas estas recomendações acima, as campanhas de marketing digital para aumentar as matrículas darão muito mais resultado, não apenas atraindo mais alunos, mas principalmente, criando vínculo com todos aqueles que passam ou já passaram pela sua escola.

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