24 de janeiro de 2019, POR: Laisa Oliveira | CATEGORIA: Estratégia

Usar emoji na comunicação faz toda diferença

Usar emoji na comunicação faz toda diferença

Os emojis fazem parte da nossa vida diária. Estão em toda parte e podem ser decisivos na hora de revelar um certo tom na conversa virtual. O primeiro emoticon surgiu nos anos 80 e era um simples smile! Essa carinha foi evoluindo e ganhando novos tipográficos mais complexos. Atualmente, o emoji na comunicação é totalmente estratégico. Como é algo que faz parte da vida de milhares de pessoas, faz toda diferença usá-los para criar uma ponte com essas pessoas.

Se você tem um celular e se comunica com mensagens de texto, com certeza já usou ou usa emojis. Não precisa ser uma daquelas pessoas que amam usar vários, mas certamente tem o seu preferido! De um simples smile até os mais variados tipos de comida, você consegue encontrar de tudo e até montar frases inteiras com estes ícones. Quem nunca ficou tentando desvendar um enigma montado por diversos emojis?

Emoji na comunicação e seus efeitos

Não é segredo que a comunicação evolui de acordo com a demanda da tecnologia e também com a necessidade dos indivíduos. Com o uso exacerbado dos emojis, rápidamente o marketing digital se apropriou desta forma de transmitir uma mensagem e o sucesso é certeiro! Seja na produção de conteúdo, em anúncios ou propagandas, a tendência é que o público interaja com o que sente familiaridade. Mas, por que os emojis fazem tanto sucesso?

Já passou por uma situação de enviar uma mensagem para alguém e a pessoa sentir que o tom da frase não foi amigável? Pois é! Muitas vezes as mensagens escritas parecem mais frias e distantes. Os emojis vem para quebrar isso. Alguns estudos apontam que quando uma mensagem chega com uma carinha feliz, a pessoa que recebeu consegue ver alguém sorrindo. É um meio de suavizar um texto e criar uma comunicação mais agradável.

Emoji para as empresas

O uso de emoji na comunicação da empresa com clientes também é uma forma de alcançar mais resultados. Se a sua empresa tem um canal de relacionamento pelo WhatsApp, por exemplo, usar emojis ao atender um cliente traz uma ideia de uma conversa mais amigável. Ao criar conteúdo para as redes sociais também é uma forma de mostrar que a empresa está atualizada e em sintonia com a linguagem de seus clientes.

Avançando nas estratégias de marketing digital, muitas empresas aderiram a esta forma de transmissão de conteúdo. O McDonalds criou uma série de histórias envolvendo um mundo só de emojis. Outras empresas apostam em campanhas que envolvem descobrir um nome pelas figuras ou usá-las na hora de fazer um pedido. É uma ferramenta criativa que pode ser explorada de várias formas.  

O mundo das redes sociais é visual. As postagens que envolvem emoji tem um engajamento muito maior em relação aquelas que tem somente texto. Inclusive até a taxa de abertura de e-mail marketing aumenta. E se a variedade é muito grande e fica difícil saber todos os significados, existem sites especializados em informar e atualizar sobre emojis.

Na medida certa

Apesar da importância do emoji na comunicação, não abuse. É aquela velha história: menos é mais. O uso exagerado pode passar uma mensagem de falta de profissionalismo, desinformação, insegurança e amadorismo. Portanto, trabalhe com um conteúdo estratégico e profissional.

Fale conosco agora!

43 3337-3800

Usamos Cookies para personalizar e melhorar a sua experiência em nosso site. Visite nossa Política de Cookies para saber mais.

Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.