13 de março de 2019, POR: Laisa Oliveira | CATEGORIA: Estratégia

Notificações push para aplicativos: crie uma estratégia

Notificações push para aplicativos: crie uma estratégia

Notificações push para aplicativos nada mais é do que um canal de contato direto com os usuários do seu app. Com o avanço da tecnologia e os smartphones como uma extensão da nossa vida, estas notificações são cada vez mais rotineiras no dia a dia. Estamos falando daquele cupom de oferta que salta na sua tela próximo da hora do almoço, uma nova mensagem no WhatsApp ou um aviso de novo seguidor.

Se você está entrando agora no mundo dos aplicativos, seja de uma ideia nova no mercado ou do seu e-commerce, saiba que você precisa criar uma estratégia segura para usar o famoso “Push”. Ele pode fazer seu app avançar muito e em pouco espaço de tempo ou até fazer com que a sua marca comece a ser mal vista. Para evitar incômodos desnecessários, tenha paciência ao aplicar um calendário de notificações e saiba medir os resultados.

O termo “push” tem, por tradução livre, o significado de “empurrar”. Isso porque ele pode fazer com que as pessoas que baixaram seu app voltar a interagir com a sua marca quando o aplicativo estiver fechado ou em segunda tela. Ele não precisa necessariamente estar logado, mas precisa ter o app no celular. O primeiro serviço de push foi lançado pela Apple em 2009, o “Apple Push Notification Service” – APNs. A Google não ficou para trás, lançando em 2010 o “Google Cloud to Device Messaging” – C2DM.

Notificações push para aplicativos: conheça as opções

Antes de desenhar a sua estratégia de comunicação para os seus usuários, entenda o seu negócio e como você pode atuar de acordo com o seu produto. Para tanto, leve em consideração dois caminhos:

1º - Um aplicativo que requer notificações automatizadas de forma individual

Este é o caso daquelas notificações especiais para um usuário. Muito usado quando se trata de uma rede social (para sinalizar atividades recentes no app), quando fecham uma compra (avisos sobre compras e próximos procedimentos) e atualizações (ex: hora do voo ou reserva de hotel). São ações automatizadas para um usuário.

2º - Notificações de forma geral

Os pushs que se encaixam nesta categoria são mais simples de serem enviados. Aqui cabe uma estratégia que englobe toda a base de usuários do seu aplicativo. Você pode enviar novas atualizações, promoções e dicas.

Você não precisa optar só por um caminho. Sua estratégia pode conter ambos estilos de notificação, tudo depende do que o seu app precisa e do seu objetivo. Alguns painéis administrativos incluem apenas o “Push Geral”, para trabalhar de forma personalizada é possível contratar ferramentas específicas de automação ou entrar em contato com o desenvolvedor do seu aplicativo e verificar o que pode ser feito.

Estratégia

Recomendamos que seja feito um documento com uma planilha que contenha: Dia de disparo, hora e conteúdo. Com esses dados é possível mensurar mais tarde quais tiveram um engajamento melhor.

Conteúdo – Escolha frases rápidas e de fácil compreensão. Escreva corretamente e mantenha a linguagem da marca.

Data – Uma dica é brincar com as datas, pensar em como seria o engajamento daquela mensagem em uma quarta-feira e comparar se fosse em um domingo.

Hora – Teste diferentes horas para ver quando o seu público responde melhor.

Frequência – De forma alguma as notificações push para aplicativos devem ser impertinentes. Não incomode seus usuários. Tente enviar 5 pushs em uma semana, em outra envie 3 e veja quais foram as respostas dos usuários.

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