20 de março de 2019, POR: Laisa Oliveira | CATEGORIA: Estratégia

Responder as mensagens dos clientes faz parte do negócio

Responder as mensagens dos clientes faz parte do negócio

Suas redes sociais estão indo “muito bem obrigado”. Você tem boas artes e seu conteúdo é estratégico e direto. Mas como você tem trabalhado o resultado de suas campanhas? Responder as mensagens dos clientes é mais um passo para o fechamento de negócio e para aumentar sua taxa de fidelização.

Já discutimos diversas vezes aqui no blog a agilidade que essa era tecnológica exige. As pessoas se conectam com as suas marcas preferidas e avaliam desde o produto até o atendimento. Suponhamos que uma pessoa nova esteja buscando informações sobre algo que a sua empresa oferece, pegar o telefone e ligar está em último lugar em sua lista de ações. Antes disso ela irá verificar se tem a informação desejada no site, nas redes sociais e, então, ela irá enviar uma mensagem – geralmente pelo Facebook ou no direct do Instagram. Caso a pessoa decida realmente comprar da sua empresa, ela irá checar as avaliações ou, finalmente, ligar para confirmar alguns detalhes.

Segundo uma pesquisa recente do Facebook, 65% das pessoas no Brasil sentem uma ligação com a marca ao se comunicar por mensagens. Isto se aplica bem àqueles casos quando a pessoa cria uma intimidade com a empresa – pode ser até com determinado funcionário, gestor ou proprietário – e sabe que se mandar uma mensagem ele será atendido e nem precisa se preocupar em cotar com outras empresas. A confiança já foi estabelecida. Imagina se de um dia para o outro este vínculo fosse cortado? Ou pior, se a sua empresa ainda nem está caminhando para essa comunicação.

Responder as mensagens dos clientes é fundamental 

Primeiro, se você deseja criar esse laço com os seus clientes, é interessante criar publicações no Facebook com o famoso “botão do Messenger”. Se o seu marketing digital está alinhado de forma estratégica (caso não esteja, clique aqui), com certeza irão chegar mensagens na sua caixa de entrada. Você precisa criar uma linguagem específica para o seu negócio e padronizar o atendimento. Criar uma rotina para verificação de novas mensagens no site, Instagram e Facebook vai ajudar muito na otimização de tempo.

Nos primeiros dias, entre em diferentes horários para ver a quantidade de mensagem. Depois de uma semana foque nos horários em que é mais possível receber mensagens dos clientes. Geralmente, os melhores horários são na primeira hora do dia, no almoço e meio da tarde. São horários em que a maioria das pessoas estão ociosas no trabalho. Entretanto, isso pode variar de acordo com cada nicho de negócio.

Caso você tenha passado por um longo período sem acessar sua caixa de entrada ou direct, saiba que nunca é tarde demais para responder as mensagens dos clientes. Desculpe-se pelo tempo perdido e responda à pergunta de forma clara. Estas pessoas podem não ligar porque já fecharam com outra empresa, mas podem se surpreender com a resposta, considerar para uma compra futura ou até mesmo voltar a lembrar da sua marca quando for pesquisar.

De qualquer forma, é importante estabelecer uma comunicação com seus clientes. Mantenha um ritmo de contato e suas vendas irão aumentar.

Se você está se perguntando como trabalhar a comunicação no WhatsApp, aqui temos dicas específicas para esta ferramenta poderosa.

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