10 de julho de 2020, POR: Laisa Oliveira | CATEGORIA: Presença Digital

Lojas autônomas: a união do varejo e tecnologia

Lojas autônomas: a união do varejo e tecnologia

O modelo de negócio super tecnológico de autosserviço está ganhando o Brasil e mudando os hábitos dos consumidores. conhecidas como lojas autonomas.

O conceito pode ser um pouco distante para muita gente. Já pensou em entrar em uma loja, escolher os produtos que quer levar e ter os valores cobrados diretamente em seu cartão de crédito virtualmente, sem enfrentar filas no caixa ou ser interpelado por um vendedor? Pois este tipo de loja de autoatendimento já é realidade e começa a se espalhar por todos os lugares, inclusive no Brasil.

A proposta destas lojas autônomas é o consumidor entrar, comprar e pagar sem ter contato com colaboradores, tendo apenas a tecnologia como suporte. Munido de seu smartphone, a pessoa entra na loja, pega os itens que pretende levar, confere os produtos, confirma o pagamento e o valor é cobrado diretamente no cartão de crédito, sem qualquer intervenção humana. A loja autonoma precisa, fundamentalmente, para sua operação, de um repositor, para recolocar os itens que foram adquiridos, do aplicativo para compras e um software de gestão de quantidade e preços.

Lojas autônomas e a adaptação do mercado

O varejo de autosserviço ainda está no começo, mas começa a  virar tendência. É claro que é preciso quebrar algumas barreiras comportamentais primeiro, como foi necessário, por exemplo, com a adoção de pagamentos com dinheiro de plástico (os cartões magnéticos) e, mais recentemente, com as compras on-line.

Entretanto, é importante ressaltar que o consumidor não está tão longe da proposta de lojas autônomas atualmente. Os terminais de autoatendimento nas agências bancárias, por exemplo, substituem cada vez mais a necessidade de enfrentar filas para atividades comuns, como saques e depósitos. E, dependendo do que o cliente necessita, ele sequer precisa sair de casa: pode pagar contas ou transferir quantias diretamente do computador ou celular, evitando o inconveniente do deslocamento geográfico.

Os exemplos não param por aí: a aquisição de tickets e ingressos para cinema e shows por meios digitais são outro exemplo. O check-in em aeroportos e hotéis por meio de aplicativos de celular são outra realidade que eliminam a necessidade de enfrentar filas. Outra tendência na Europa, os terminais de autoatendimento nos supermercados, no qual o próprio consumidor se serve e, no caixa, registra os itens comprados e paga por meios digitais já são uma realidade bem mais corriqueira mesmo no Brasil.

Vantagens das lojas autônomas 

O modelo traz vantagens para as duas pontas - empreendedor e consumidor. É claro que a proposta do autosserviço vai registrar redução de custos, mas, por outro lado, também agrada diretamente os consumidores. Pesquisas demonstram que compradores ficam mais à vontade quando não são abordados por vendedores e, justamente por isso, acabam ficando mais tempo dentro das lojas.

Carrinho Cheio Experience 

O Carrinho Cheio já é conhecido no norte do Paraná pelo seu delivery super rápido - 30 minutos ou menos. Em uma empreitada moderna, o negócio alcançou um novo nível se lançando no mercado de lojas autônomas. É a primeira loja autônoma de verdade em Londrina. Quer saber mais sobre esse projeto? Continue acompanhando o nosso blog, Instagram e Facebook. 

Assista ao vídeo do Carrinho Cheio Experience e saiba mais:



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