20 de set de 2021, POR: Olívia Gravina | CATEGORIA: E-commerce
Saiba sobre a importância de um e-commerce personalizado
Uma plataforma de comércio eletrônico precisa estar alinhada com o público e as necessidades da empresa. Confira!
Vender pela Internet se tornou um caminho sem volta; por isso, o e-commerce personalizado é a melhor maneira de colocar a ideia de empreendedorismo em prática e conquistar os clientes desejados. A personalização do e-commerce é necessária porque cada empreendedor sabe o que deseja, tem um público certo e tem os próprios desafios a resolver.
Sendo assim, criar um e-commerce padrão pode não ser uma boa ideia devido a ocasionais falhas, instabilidade e outros pontos que prejudicam a usabilidade por parte dos clientes. Saiba mais sobre como é importante ter um e-commerce personalizado!
O que é a personalização no e-commerce?
Um e-commerce personalizado consiste em oferecer uma experiência única e individual para o cliente em vez de um serviço massificado, igual para todos. É uma forma de fazer com que o consumidor se sinta satisfeito com a compra.
Dados fornecidos durante a navegação ou nas compras anteriores são interpretados e utilizados para produzir páginas com informações e sugestões de acordo com os interesses e comportamento daquela pessoa no site. Assim, as vitrines virtuais são montadas de acordo com o que o usuário está clicando, aumentando a experiência de compra.
Conhecer o público-alvo é essencial para a personalização
É importante conhecer bem quem são os potenciais consumidores, para conseguir elaborar algo que seja do interesse deles. Alguns dados de relevância são: desejos, interesses, idade, sexo, localização geográfica e problemas que desejam solucionar com aquela compra. Quanto mais detalhes a empresa tem, mais chances de criar ofertas e oferecer soluções personalizadas e assertivas para os clientes.
E-commerce personalizado: importância de uma boa plataforma
Não adianta oferecer produtos e serviços incríveis se a plataforma não é de qualidade e dificulta a vida do cliente. Na sua busca pela plataforma ideal, escolha uma que possibilite a personalização de acordo com a demanda e objetivos, ofereça mais segurança na navegação e possibilite uma experiência de usuário muito mais interessante (DICA: a Clickweb desenvolve projetos 100% personalizados por meio de uma plataforma própria. Clique aqui e saiba mais!).
Outro item importante em um e-commerce personalizado é a responsividade da plataforma, permitindo o acesso em todos os tipos de dispositivos. É importante também ficar de olho e sempre analisar a plataforma para que não haja grandes falhas em dias de muitos acessos.
Além das questões técnicas, um elemento que não pode ser deixado de lado é a parte visual. É preciso pensar no design, cores, disposição dos itens e informações, de maneira a ficar alinhado tanto ao estilo do público quanto ao perfil da marca. A tarefa não é fácil, mas essa personalização da plataforma traz muito mais engajamento e oportunidades para a empresa, além de deixar os clientes mais satisfeitos.
A comunicação também deve ser personalizada
A parte de comunicação é de extrema importância, para não deixar dúvidas nas pessoas nem afugentar as oportunidades de negócios. Como cada e-commerce tem um público específico, a comunicação também deve seguir uma personalização adequada.
A linguagem do e-commerce deve ficar de acordo com o perfil dos clientes, pois estará presente em todo o site, como a descrição dos produtos, textos institucionais e chamadas de ação. Por isso, aqui se volta à importância de conhecer o público-alvo para criar uma linguagem mais assertiva e que gere identificação.
Além do texto, as imagens também fazem parte da comunicação, pois elas funcionam como a vitrine de uma loja física, onde os clientes analisam bem os produtos para se sentirem seguros antes de fechar a compra. Portanto, foque na qualidade das imagens, utilizando fotos e vídeos bem-feitos e que apresentem os produtos em diversos ângulos.
Os canais de comunicação são imprescindíveis em um e-commerce personalizado. Crie pop-ups de boas vindas, chats online (que muitas vezes ficam na parte de baixo do site), responda comentários nas redes sociais, mesmo que sejam comentários negativos, responda e-mails, mensagens e quaisquer solicitações dos clientes. Quanto maior os canais de comunicação disponíveis, maior a abertura que os clientes têm para entrar em contato e se sentirem importantes.
Crie novas necessidades nos clientes
Personalizar a mostra de itens para um usuário em específico também faz parte da importância de um e-commerce. Quando uma pessoa está navegando em um site de compras e clica em um determinado produto, a própria página recomenda produtos complementares que ajudam o cliente a desfrutar melhor do novo item. Com essa estratégia, é possível aumentar o ticket de vendas e criar promoções personalizadas, como um combo de produtos.
Por exemplo: uma pessoa demonstra interesse ao clicar em um par de tênis para corrida. Logo abaixo, aparecem opções relacionadas ao produto que o cliente possa se interessar, como bonés, viseiras, meias e outros artigos. Com isso, o consumidor entende que a loja sabe o que ele procura, o que mais uma vez ajuda na experiência única do cliente.